simone villa

arquiteturaurbanismodesigncomportamentoqualidadeambientalfuncionalidadeflexibilidademodosdemorardomesticidadeavaliaçãopós-ocupaçãoeficiênciatecnologi

VIAGENS DE ESTUDO

A partir do ano de 2007 os arquitetos e urbanistas Fernando Garrefa e Simone Villa decidiram por em prática um sonho antigo de proporcionar aos seus alunos o conhecimento in loco de obras clássicas da história da arquitetura e do urbanismo. As aulas que tradicionalmente eram dadas na sala de aula extrapolaram o espaço físico e passaram a ser vivenciadas no âmbito da cidade. Urbanismo, arquitetura e design discutidos e analisados em escala real. Além da experiência arquitetônica e urbanística das obras escolhidas, os alunos poderão vivenciar as cores, os gestos, os hábitos, os cheiros, os sons, compreendendo o patrimônico cultural dos lugares escolhidos. Veja maiores informações.

HOLANDA 2010

Em sua quarta edição, a Viagem de Estudos em Arquitetura, Urbanismo e Design teve como destino a HOLANDA!!!!! A proposta da viagem foi de conhecer e estudar profundamente os melhores e mais conhecidos edifícios, museus e espaços públicos de três cidades holandesas: Utrecht, Roterdam e Amsterdam. Cidades estas que atualmente reunem os melhores e mais destacados escritórios de arquitetura e design mundiais, não fugindo a regra da tradicional elevada qualidade da arquitetura, do urbanismo e do design holandeses. A viagem foi coordenada pelos arquitetos e urbanistas Simone Villa e Fernando Garrefa, ambos doutores e professores da Universidade Federal de Uberlândia com experiência de mais de dez anos na área e operada pela agência turística Nett voyages (http://www.nettvoyages.com.br/), com ampla experiência no mercado internacional de viagens. Foi uma semana que intensa atualização acadêmica e profissional!!! Veja o roteiro da viagem.

Nos interiores das quadras do centro de Amsterdã, Begijinhof, Holanda, 2010

Arquitetura contemporânea de Almere, Holanda, 2010

A caminho do Silodam, MVRDV, Amsterdã, Holanda, 2010

A qualidade do espaço urbano do bairro Oosdorp, Amsterdã, Holanda, 2010

O ponto mais antigo da Holanda, DomKerk, Utrecht, 2010

Aulas de habitação coletiva em Amsterdã, MVRDV, Holanda, 2010

No interior do NAI, Instituto de Arquitetura Holandês, Roterdã, 2010

Clássicos da habitação em massa modernista, J.J.P. Oud, Roterdã, Holanda, 2010

O grupo contemplando a mais importante obra arquitetônica de Rietveld - Casa Schroder, Utrecht, Holanda, 2010

BARCELONA 2009

No ano de 2009, novamente no mês de outubro, aconteceu a Terceira Viagem de Estudos, que teve como destino Barcelona, a capital da Catalunha. Barcelona é uma cidade cosmopolita, onde se vê gente do mundo todo pelas ruas. Entre as muitas possibilidades de aprendizado, destacam-se os muitos projetos contemporâneos de arquitetos renomados que a cidade tem recebido os significativos exemplos de arquitetura clássica, barroca e gótica a serem vistos e, claro, a arquitetura do genial Gaudi. No urbanismo, além das intervenções do plano olímpico, pode-se observar a expansão oitocentista (Ensanche) da cidade proposta por Cerdà. Assim, Barcelona foi demais!

Em dias muito agradáveis, estudando Mies, Barcelona, 2009

Paella no Poble Espanyol, dá pra esquecer? Barcelona, 2009.

Contribuições especiais: arquitetos Márcio Cotrim e Damián Ribas Malagrida no Bairro de Pedralbes, Barcelona, 2009

Se inspirando com Gaudi, Barcelona, 2009

PARIS 2008

Paris foi novamente escolhida como destino, pois o número de vagas da viagem anterior não comportou a quantidade de alunos inscritos. Desta forma, prazerosamente nos lançamos nesta segunda viagem com o mesmo destino, o que foi bastante proveitoso, pois pudemos aprimorar roteiro e otimizar o tempo de estadia e realizar diversas melhorias que tornaram a viagem ainda mais proveitosa. No programa, estiveram incluídos os clássicos da arquitetura parisienses como a torre Eiffel e o Chateau de Versailles e edifícios contemporâneos como o museu do Quai Branly, do arquiteto Jean Nouvel. Nos arredores, pudemos visitar um ícone da arquitetura que é a Villa Savoye deLê Corbusier. Além da arquitetura e do urbanismo, a paisagem de outono na capital francesa também chamou bastante a atenção do grupo, que se maravilhou com a folhagem que nesta época adquiri uma tonalidade avermelhada antes de ser debulhada pela chegada do inverno. Além da arquitetura e do excelente transporte coletivo, o cuidado com o paisagismo urbano, bem como a abundância de parques e espaços públicos também chamaram a atenção de todos e com certeza ficaram como referências muito positivas desta viagem. Roteiro de Viagem.

Esperando o metro na estação Corentin Cariou, Paris, 2009

Bebendo da fonte: Villa Savoye, Poissy, Paris, 2009

A iluminação do Museu Quai Branly, Paris, 2008

PARIS 2007

Nesta viagem de estudos proposta foram guiados 40 alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e de design de interiores. O destino foi a cidade de Paris, França. A viagem aconteceu no período de 30 de setembro a 7 de outubro de 2007. Sob a coordenação dos professores arquitetos e urbanistas Fernando Garrefa e Simone Villa, a viagem foi formatada como um curso de extensão universitária com 40 horas de duração. O curso teve como objetivo a ampliação e a consolidação do conhecimento dos arquitetos e urbanistas através das situações vivenciadas na capital francesa, bem como por meio de aulas em campo ministradas pelos professores. Paris foi escolhida como primeiro destino por abranger uma ampla gama de edifícios, sejam históricos ou tecnologicamente avançados. A cidade também foi palco de diversas e importantes intervenções históricas e urbanísticas, além de contar com os melhores museus do mundo. Nesse sentido, Paris oferece amplas possibilidades de vivências e aprendizados que contribuirão significativamente para o enriquecimento profissional. No programa aconteceram visitas a edifícios das mais diversas épocas, do medieval ao contemporâneo. Também houve oportunidade de observar o urbanismo parisiense, marcado por grandes intervenções em épocas distintas, além de visitas técnicas a renomados escritórios de arquitetura. Roteiro de viagem

Na esplanada do Museu do Louvre, Paris, 2007

Aulas de campo no Parc de La Villette, Paris, 2007

No Museu de Artes Decorativas - Anexo Museu do Louvre, Paris, 2007

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s