simone villa

arquiteturaurbanismodesigncomportamentoqualidadeambientalfuncionalidadeflexibilidademodosdemorardomesticidadeavaliaçãopós-ocupaçãoeficiênciatecnologi

APRESENTAÇÃO

foto Simone Villa 4x4 clara

Simone Barbosa Villa – Visiting Scholar na University of Cambridge, UK – Department of Architecture (2017-2018) – pesquisa de pós-doc. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP-2008). Professor Associado I da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG) na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD). Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU. Coordenadora do [MORA] Pesquisa em Habitação – CNPq. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo / EESC / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2002). Parecerista ah doc da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), FAPEMIG (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e de revistas e eventos científicos da área. Tem experiência na área temática: Habitação Contemporânea, Habitação de Interesse Social, Processo de Projeto, Avaliação Pós-Ocupação, Resiliência. Autora dos livros “Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação” e Avaliação Pós-Ocupação no Programa Minha Casa Minha Vida: uma experiência metodológica”. É editora da área de Arquitetura da Revista Ambiente Construído (A2). Possui artigos científicos publicados em revistas indexadas qualis nas temáticas citadas – Ambiente Construído, Gestão & Tecnologia de Projetos, Journal of Housing and the Built Environment. Participa de projetos de cooperação internacional com a Inglaterra (School of Architecture, The University of Sheffield) e Portugal (Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa).

Desde 1995 a arquiteta e urbanista Simone Villa, em parceria com o arquiteto e urbanista Fernando Garrefa, trilham um caminho profissional que tem se caracterizado por um constante movimento em direção à interdisciplinaridade, ferramenta importante na elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo antenados com as rápidas mudanças planetárias.  Desenvolvem uma carreira dividida em três eixos complementares: as pesquisas acadêmicas, as atividades didáticas e a prática projetual. A relação entre estes três elementos são os propulsores de uma prática mais completa da arquitetura e do urbanismo. O conceito geral de seus trabalhos é a busca permanente pela qualidade da arquitetura e do urbanismo e notadamente por uma produção contemporânea. O conhecimento adquirido na academia e nas viagens de estudos nos leva à busca continua do belo e do adequado. Teoria e prática devem caminhar juntas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s